AESO - Faculdades Integradas Barros Melo







CPA (comissão própria de avaliação)

O que é a CPA?

CPA é a Comissão Própria de Avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei nº 10.861/04), responsável pelos processos de avaliação interna da instituição.

Quem compõe a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é formada por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil organizada nomeados através de portaria expedida pela direção das Faculdades Integradas Barros Melo.

Quais os objetivos da CPA?

O processo de autoavaliação desenvolvido pelas Faculdades Integradas Barros Melo tem como objetivo buscar indicadores que possam avaliar a diversidade de valores e percepções do mundo acadêmico e os relacionamentos oriundos de seus atores e integrantes, interna e externamente, visando o comprometimento contínuo com a dinamicidade das mudanças do ambiente educacional.

Por que uma avaliação Institucional?

A Lei nº 10.861/04, que o instituiu o SINAES, tem por base três instâncias que caracterizam três processos distintos de avaliação:

  • Avaliação institucional;
  • Avaliação dos cursos de graduação;
  • Avaliação do desempenho dos estudantes, através do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Cada um destes processos faz uso de instrumentos próprios de avaliação, desenvolvidos em situações e momentos distintos, mas que se articulam como parte de um mesmo sistema de avaliação.

A avaliação institucional é uma ferramenta importante para o planejamento acadêmico, além de permitir que sejam identificadas áreas problemáticas, apontando os setores que precisam de melhorias.

Como a instituição é avaliada?

A Avaliação Institucional é feita por meio de análise de documentação e de dados; questionários com os corpos docente, discente e técnico-administrativo; entrevista com os coordenadores de curso e reunião com os gestores. Além disso, a Instituição é avaliada constantemente por meio da ouvidoria online, o “fale conosco” do site das Faculdades Integradas Barros Melo.

O que se avalia?

A CPA das Faculdades Integradas Barros Melo organiza o processo de avaliação da IES (Instituição de Ensino Superior) nos seguintes planos:

  • Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas Acadêmicas;
  • Políticas de Gestão;
  • Infraestrutura Física.

A avaliação é feita de acordo com as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, dentro do calendário estabelecido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.

Que dimensões são avaliadas pela CPA?

ORGANIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO POR EIXOS DE ACORDO COM O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DO MEC DE AGOSTO DE 2014

EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do SINAES. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.

EIXO 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do SINAES.

EIXO 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do SINAES.

EIXO 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do SINAES.

Membros da CPA (segmentos da IES e seus representantes):

Presidente

Profª. Ms. Sandra Helena de Andrade

Representante do Corpo Docente

Profª. Ms. Angélica Bezerra Martins

Representante do Corpo Técnico-administrativo

Nilma Cunha Paraíso

Representante do Corpo Discente

Saulo de Souza Farias

Representante da Sociedade Civil Organizada

Manoel do Nascimento Costa

Atividades Planejadas para o Ciclo Avaliativo -  Março/2019 a Março de 2020.

Principais Atividades

  1. Depósito do Relatório de Autoavaliação Institucional 2018 – março/2019;
  2. Divulgação/Disponibilização do Relatório no Site Institucional – março/2019;
  3. Feedback do desempenho institucional a partir do relatório da CPA de 2018 - março/2018 – março/2019;
  4. Apresentação e Feedback dos Resultados para a Direção da IES– abril/2019;
  5. Apresentação/Feedback/Sugestões dos resultados para os Coordenadores – abril/maio de 2019;
  6. Apresentação e Feedback dos resultados para Setores Administrativos – abril/maio 2018;
  7. Estudo do PDI. – Todo o período avaliativo;
  8. Meta-avaliação do processo relativo ao ano de 2018 / Leitura do Relatório da CPA 2018 e levantamento dos resultados alcançados - Todo o período avaliativo;
  9. Reunião com a direção para verificação do plano de metas estabelecido no PDI (2018-2019);
  10. Reunião com os diversos setores da IES, fazendo levantamento das dimensões e dos eixos 2 a 5;
  11. Revisão dos questionários de acordo com os eixos;
  12. Trabalho de sensibilização com a comunidade acadêmica para o primeiro ciclo de avaliação - abril/2019;
  13. Início do primeiro ciclo de aplicação dos questionários à comunidade acadêmica - maio/2019;
  14. Análise dos resultados – Junho/2019;
  15. Encaminhamento dos resultados das avaliações docentes para os coordenadores – julho/2019;
  16. Apresentação dos Resultados do primeiro ciclo de avaliação institucional para a Direção da IES – julho/2019;
  17. Apresentação dos resultados do primeiro ciclo de avaliação institucional para os setores da IES – julho/2019;
  18. Campanha de sensibilização junto com a comunidade acadêmica para o segundo ciclo de avaliação – agosto e setembro/2019;
  19. Início do segundo ciclo de aplicação dos questionários à comunidade acadêmica segundo semestre - outubro/2019;
  20. Análise dos resultados – novembro/2018;
  21. Encaminhamento dos resultados das avaliações docentes para os coordenadores – novembro/2019;
  22. Elaboração do 2º relatório parcial referente ao ano de 2019 – dezembro/2019 e janeiro/2020;
  23. Entrega do segundo relatório parcial de autoavaliação institucional de 2019 – março/2020;
  24. Apresentação dos Resultados da autoavaliação institucional para a Direção da IES – abril/2019;
  25. Apresentação dos resultados da autoavaliação institucional para toda a comunidade acadêmica – abril/2020.

A sua participação no processo de autoavaliação institucional aprimorou os serviços e a estrutura educacional da Fibam. 

A CPA agradece a participação de toda a comunidade acadêmica. 

Nossas Conquistas em 2018:

1.    Reorganização da comunicação institucional, possibilitando maior agilidade na divulgação dos eventos e nas ações institucionais – comunicação interna e externa;

2.    Ampliação e diversificação na forma de divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social e demais  Serviços da Fibam;

3.    Maior integração entre os cursos nos eventos institucionais;

4.    Ampliação e discussão, em todos os segmentos da IES, de temas como: Responsabilidade Social; Papel da Mulher na Sociedade; Direitos Humanos; Igualdade Étnico-Racial; Diversidade, Meio-Ambiente; Patrimônio Cultural; dentre outros.

5.    Ampliação da oferta de vagas de Iniciação Científica, Monitoria, Estágio, Intercâmbio e Nivelamento;

6.    Ampliação de horário do serviço de Atendimento Psicopedagógico;

7.    Atualização e Ampliação do acervo da biblioteca (físico e virtual);

8.    Acessibilidade — início da estação do piso tátil (Projeto Rota Acessível).

Portaria da Nomeação dos Membros da CPA

Portaria nº029/2015
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Atendimento

Local de Atendimento da CPA:
Sala 3E (anexo) – 3o andar da IES
Email: cpa@barrosmelo.edu.br
Atendimento: 2a a 5a feira das 14:30 as 16:30

Calendário

Primeiro Semestre

  1. Depósito do Relatório de Autoavaliação Institucional 2018 – março/2019;
  2. Divulgação/Disponibilização do Relatório no Site Institucional – março/2019;
  3. Feedback do desempenho institucional a partir do relatório da CPA de 2018 - março/2018 – março/2019;
  4. Apresentação e Feedback dos Resultados para a Direção da IES– abril/2019;
  5. Apresentação/Feedback/Sugestões dos resultados para os Coordenadores – abril/maio de 2019;
  6. Apresentação e Feedback dos resultados para Setores Administrativos – abril/maio 2018;
  7. Estudo do PDI. – Todo o período avaliativo;
  8. Meta-avaliação do processo relativo ao ano de 2018 / Leitura do Relatório da CPA 2018 e levantamento dos resultados alcançados - Todo o período avaliativo;
  9. Reunião com a direção para verificação do plano de metas estabelecido no PDI (2018-2019);
  10. Reunião com os diversos setores da IES, fazendo levantamento das dimensões e dos eixos 2 a 5;
  11. Revisão dos questionários de acordo com os eixos;
  12. Trabalho de sensibilização com a comunidade acadêmica para o primeiro ciclo de avaliação - abril/2019;
  13. Início do primeiro ciclo de aplicação dos questionários à comunidade acadêmica - maio/2019;
  14. Análise dos resultados – Junho/2019;
  15. Encaminhamento dos resultados das avaliações docentes para os coordenadores – julho/2019;
  16. Apresentação dos Resultados do primeiro ciclo de avaliação institucional para a Direção da IES – julho/2019;
  17. Apresentação dos resultados do primeiro ciclo de avaliação institucional para os setores da IES – julho/2019;

Segundo Semestre

Siglas

  • CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. CPA – Comissão Própria de Avaliação.
  • CPA - Comissão Própria de Avaliação.
  • INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • PPC - Projeto Pedagógico do Curso
  • SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Legislação

RELATÓRIO PARCIAL 2018 (2).pdf
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RELATO INSTITUCIONAL FIBAM 2019
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CPA 2017
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CPA 2016
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CPA 2015
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CPA 2014
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CPA 2013
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CPA 2012
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CPA 2011
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CPA 2010
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CPA 2009
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CPA 2008
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