Objetivo Geral


Tendo como base a missão e visão de sociedade da Faculdade Barros Melo Recife - UNIAESO, o Curso Superior de Tecnologia em Design em Animação, aproxima seu egresso de uma prática contemporânea de algo que engloba diversos contextos de criação e produção de animações para conteúdos didáticos e/ou artístico das áreas de comunicação visual, publicidade, jornalismo, cinematográfica e interface para jogos digitais. O objetivo central é formar tecnólogos, aptos a atuar, tanto na gestão quanto na operação do desenvolvimento de projetos de animação.

 

Objetivos Específicos


• Atender as demandas de mercado por profissionais com conhecimento e habilidade no manuseio, interpretação e gerenciamento de projetos no âmbito físico e digital;
• Desenvolver competências conceituais, estéticas e tecnológicas no universo da animação;
• Contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade através de projetos de design em animação que promovam a investigação e extensão na comunidade local;
• Formar profissionais focados nas tendências inovadoras do mercado em design de animação e comunicação visual com consciência crítica nas suas atividades projetuais;
• Oferecer condições favoráveis para que o aluno desenvolva habilidades diversas nas áreas que compõem o design de animação para a configuração de animações em: multimídia; instalações interativas em tempo real; apresentações científicas; entre outras no contexto da comunicação;
• Desenvolver aptidões as quais possibilite os alunos saberem gerenciar sua carreira profissional e empreendedora


Perfil do Egresso

Pretende-se,  formar profissionais capazes de entender e dar soluções que os diversos setores sociais e empresariais desejam. O nosso egresso poderá, então, constituir-se tanto um empreendedor na área de Design da animação, como um consultor de arte e audiovisual, atuando em empresas de qualquer natureza, sejam elas da esfera pública ou privada e mesmo organizações não-governamentais ou ainda, aquelas ligadas ao terceiro setor.

Para tanto, é imperioso que ele conheça a dimensão do curso pretendido, para compreender as complexas relações da arte e do audiovisual, as definições, os usos e as funções destes nas diversas manifestações artísticas e culturais, bem como nas mídias emergentes.

O curso tem como objetivos específicos formar profissionais dotados de um conjunto de conhecimento, habilidades e competências suficientes para entender a complexidade de problemas existentes nos segmentos da área artística e audiovisual, de forma a propor soluções que a sociedade e o mundo do trabalho requerem. conhecimento é saber; habilidade é fazer saber; e competência, saber fazer bem.

 

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação da Faculdade Barros Melo Recife (UNIAESO) deve se caracterizar por uma sólida formação humanística, capacidade de trabalhar em equipe e senso de oportunidade para a realização de produtos que atendam a demandas mercadológicas ou resultem de inquietações artísticas.

Em relação a sua atuação profissional deve ser capaz de atuar escrevendo roteiros, planejar produções, dominar diferentes técnicas de animação aplicadas.

Deve ainda possuir capacidade crítica para analisar e refletir sobre o campo do audiovisual com a complexidade que se espera de um profissional de nível superior, como também para projetar, planejar, criar, produzir e realiza animações para conteúdos didáticos e produções das áreas de comunicação visual, publicitária, jornalística e institucional; visualização científica; animações para cinema; animações para interfaces digitais; design artístico de apresentações multimídia; animação para jogos digitais de entretenimento e didáticos; animações para as instalações interativas, com intervenções em tempo real; e animação de conteúdo autoral. Coordena equipes técnicas na área. Realiza estudos de viabilidade técnica e econômica de produções de animação. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

O Egresso tem capacidade para atuar em: editoras, emissoras de TV, estúdios de cinema, produtoras de audiovisual publicitário e/ou corporativo, produtoras de conteúdo didático, produtoras de jogos digitais na área de animação, produtoras independentes, instituições de ensino.

Faculdade Barros Melo Recife – UNIAESO, credenciada através da Portaria nº 681 de 20/08/2020, publicada no D.O.U. em 21/08/2020

 

Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação - Autorizado - Portaria nº 277 de 22/09/2020, publicada no DOU em 24/09/2020.

 

Inscreva-se no Vestibular

Inscreva-se com sua nota do enem

Mensalidade

Até o dia 05 de cada mês, R$ 940,50.
Após o dia 05, R$ 990,00. Valores para os períodos letivos de 2021.

Duração

4 semestres

Vagas

45

Modalidade

Tecnologia

Turno

Manhã

Carga Horária

N/D

Coordenador

Profª Ana Helena Soares

Disciplinas

ANIMAÇÃO 2D
ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL
ANIMAÇÃO PARA JOGOS
ARTE SEQUENCIAL E STORYBOARD
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
AUDIOVISUAL PARA DESIGN
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
DESENHO DE OBSERVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO E MONTAGEM DE PORTFÓLIO
DESIGN DE INFOGRAFIA DIGITAL
DESIGN DE INTERAÇÃO E WEBDESIGN
DESIGN DIGITAL
DESIGN EM MOVIMENTO
DIREÇÃO DE ARTE
DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS CULTURAIS
EMPREENDEDORISMO
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
ESTRATÉGIAS PARA AMBIENTES DIGITAIS
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
GAME DESIGN
HISTÓRIA DO DESIGN E DA ANIMAÇÃO
ILUSTRAÇÃO E PINTURA DIGITAL
LIBRAS (OPTATIVA)

MÍDIA, CONVERGÊNCIA E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS
MODELAGEM E TEXTURIZAÇÃO 3D
MOTION DESIGN
PLANEJAMENTO VISUAL
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
SOUND DESIGN
STORYTELLING
TÓPICOS ESPECIAIS

Marque seu interesse

* campos necessários
Marque as opções de graduação que te interessam.

Inscreva-se para saber mais sobre os cursos que te interessam.

* campo obrigatório
Marque as opções de graduação que te interessam.