AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Crédito: Atlas da Notícia 2.0

Aluna da AESO participa de levantamento sobre empresas jornalísticas no Brasil


Jornalismo
novembro. 26, 2018

Segundo o projeto, dos 109 novos veículos cadastrados pela pesquisa neste ano na região, 53 são digitais

A estudante do 4º período do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo, Nattasha Pollyane, participou, como voluntária, do mapeamento das empresas e iniciativas jornalísticas no Brasil, realizado pelo Atlas da Notícia. Veja a pesquisa completa: https://www.atlas.jor.br/

O levantamento mostrou que o enfraquecimento do modelo de negócios dos jornais impressos e a expansão do acesso à internet em alta velocidade ajudaram a impulsionar o avanço do jornalismo online no Nordeste. Segundo o projeto, dos 109 novos veículos cadastrados pela pesquisa neste ano na região, 53 são digitais. Desses, apenas dois têm versão impressa.

Para Pollyane, “a experiência trouxe muitos contatos na área e isso será um diferencial no meu currículo. Fazer o trabalho para esta iniciativa de alcance nacional foi gratificante”, relata a universitária.

O site do Observatório da Imprensa, veículo focado na crítica da mídia, citou a participação da aluna da AESO-Barros Melo no levantamento das empresas jornalísticas localizadas em Pernambuco. Confira a matéria AQUI.

 

Mapeando os desertos de notícia

O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro.

Ele identifica e mapeia veículos que publicam, mesmo que só esparsamente, notícias de interesse público – sejam impressos ou digitais – e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. 

O projeto é uma iniciativa do o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.

aeso - Jornalismo - barros melo -

voltar