AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Diretora participa de sessão e debate na instituição (Foto: Beto Figueiroa)

Cineclube Ventura exibe documentário Câmara de Espelhos, de Déa Ferraz


Cinema e Audiovisual
março. 08, 2019

Em seguida, evento promove debate contra o machismo

A segunda sessão do Cineclube Ventura, em 2019, apresenta o documentário Câmara de Espelhos (2016), dirigido pela pernambucana Déa Ferraz. A escolha do filme, no Mês da Mulher, sugere a discussão em torno de temas relacionados ao machismo. O evento, realizado pelo bacharelado em Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), acontece na quinta-feira (14 de março), às 10h, no Cineteatro da instituição. Aberto ao público. 
 
Por meio  de um dispositivo, o documentário estimula a reflexão sobre a forma como o machismo se manifesta, seja sutilmente ou brutalmente. A estratégia para chegar nesse lugar consistiu em convidar, por um anúncio de jornal, homens, entre 18 e 80 anos, a colocarem suas opiniões numa “tela de cinema”. 
 
Quatorze homens, divididos em dois grupos ( que a montagem vai alternando ao longo do filme ), são mostrados em um ambiente cercado por espelhos. As câmeras escondidas são encarregadas de registrar as cenas e opiniões, que vão sendo reveladas após eles verem imagens previamente definidas pela direção.  É daí que começa a investigação da Déa Ferraz.
 
Após a sessão do Ventura, a diretora bate um papo  com os presentes. A discussão será mediada por Gabriela Alcântara, produtora, diretora cinematográfica e professora do curso Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo.
 
SOBRE  DÉA FERRAZ
É realizadora pernambucana e atua na área do audiovisual há mais de 15 anos. Com curtas, médias e longas em sua trajetória, entre eles Alumia (2009); Sete Corações (2014); Câmara de Espelhos (2016), e Modo de Produção (2017), Dea é também sócia-diretora da Parêa Filmes e integrante do MAPE - Movimento Mulheres no Audiovisual PE. 
 
Teve filmes exibidos em festivais importantes do circuito nacional, como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Janela Internacional de Cinema do Recife, Panorama - Coisa de Cinema (BA), ForumDoc (BH), Olhar de Cinema de Curitiba, Mostra Tiradentes, além dos latino-americanos, como Santiago Alvarez, (Cuba); Contra el Silencio todas las Voces (México), DOCSDF (México), entre outros. 
 
Em 2018 distribuiu Câmara de Espelhos em mais de 10 salas de cinema no país, atraindo cerca de 1.400 espectadores. Em 2019, inicia processo de montagem do seu próximo longa, AGORA; lança o telefilme Mateus; participa de dois Núcleos Criativos (Beluga Produções e Ateliê Produções); e finaliza mestrado na UFPE. Em maio lança, ainda, Modo de Produção nas salas de cinema.
 
O nome do Cineclube VENTURA é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife. 
 
SERVIÇO
 
Cineclube VENTURA - Sessão #2 (2019-1)
Quando: 14 de março (quinta-feira), às 10h.
Filme: CÂMARA DE ESPELHOS (Bra., 2016), de Déa Ferraz, 76 min. 
Projeção no formato: MP4
Link para trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Ah-vLfcnJPg
Local: Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) - Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda. 
Entrada franca. 
Informações: (81) 2128-9784

Cinema e Audiovisual - cineclube -

voltar